Festa, comemoração, consciência ecológica, sustentabilidade




Existe momento em que mais percebemos como produzimos lixo que ao final de uma festa?

Já que estamos vivenciando uma época em que muito se fala sobre responsabilidade sócio-ambiental, sustentabilidade, se começarmos a perceber nossos hábitos e tentar mudá-los, poderemos deixar um mundo um pouco melhor para nossos filhos e netos, você não acha?

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Já que dentre outras coisas, ensinamos nossos filhos a reduzir a produção de lixo, reutilizando ao máximo os materiais, que em gerações passadas eram simplesmente descartadas, em nome de um consumismo que nem nós mesmos percebíamos.

Que tal utilizarmos o mesmo conceito de sustentabilidade para as festas de aniversário. Afinal, entra e sai ano, e queremos sempre festejar datas importantes que serão lembradas anos depois com saudosismo, seja por nós ou por nossos filhos.

Que tal utilizar as garrafas PET como base das lembrancinhas, decorando apenas a parte externa com o tema da festa.

As garrafas pequenas de PET pode ser o apoio do enfeite de mesa dos convidados.

As embalagens de PET servem para enfeites em geral, nada como a criatividade e materiais para dar nova utilidade a materiais que seriam simplesmente descartados.

As embalagens de morango ou mini tomates, podem servir de base para a lembrancinha dos adultos.




Embalagens de achocolatado(tipo Toddy) servem para as torres de um castelo para a decoração da mesa de bolo, ou nessa montanha estilizada, feita com uma embalagem de Toddy na base e horizontalmente um frasco de amaciante de roupas.





Caixas de leite se transformam em lindas bases para as lembrancinhas.

Potes de margarina vazios foram usados para fazer os vagões do trem que transporta as guloseimas na imagem principal.

Um rolo de fio vazio(esse a casa de material de construção nos deu), foi a base desse belo carrossel com movimento, que está na festa do circo da foto principal.


Vidros de papinha de bebe transformam-se em ótimas embalagens para o brigadeiro de colher que no final fica de lembrancinha para os adultos, ou mesmo um gostoso doce de leite ou abóbora. Na foto está com balas de goma.







Uma lata de leite foi utilizada para a base deste lindo palhaço, que serve de centro de mesa dos convidados.

O chapéu do palhaço feito com a tampa do Veja.







Essas latas de leite que se transformam nesse farol com iluminação.

Imaginem que tampas de todo tipo de embalagem possam se transformar em olhos, narizes ou chapéus de personagens que irão brilhar em sua festa.

Quando passo pelos centros comerciais repletos de enfeites para festas, fico encantada com tamanha beleza, minha intenção não é que não comprem mais esses enfeites, só que aprendam a olhar para o que possuem em casa com outros olhos.

Gostaria que complementassem a festa com um enfeite ou outro, de acordo com o tema, sem esquecer o que você já tem em casa. Assim você economiza dinheiro, faz a decoração até junto com o seu filho(que garanto vai se divertir ainda mais) e produz menos lixo no final da festa.

Beijos e até a próxima!